terça-feira, 25 de dezembro de 2012
Quem é realmente Papai Noel?
O verdadeiro Papai Noel foi uma pessoa de carne e osso. Seu verdadeiro nome é Nicolau e foi Arcebispo da Igreja de Constantinopla na cidade de Mira (Hoje com o nome de Demre - Turquia). Nascido na segunda metade do século III, veio a repousar no dia 6 de dezembro de 342.
São Nicolau (Santa Claus ou St. Nicholas) é um santo muito popular. Sua memória é sempre celebrada no dia 6/12 com grande festas na Alemanha, Áustria, França, Indonésia, Luxemburgo (região de Kleeschen), Suíça, Polônia, República Checa e em Portugal (região de Guimarães) onde é chamado de Pai Natal.
São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega. Santo protetor dos marinheiros, comerciantes e amigo das crianças. É também o patrono dos guardas noturnos na Armênia e dos coroinhas na cidade de Bari, na Itália, onde esta sepultado.
Sob o império de Diocleciano (284-305) um forte perseguidor da Igreja, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Nicolau também combateu durante o Concílio Ecumênico de Nicéia (325), o arianismo, que negava a Divindade do Senhor Jesus Cristo.
O Concílio condenou a heresia de Ário e estabeleceu o Credo onde, com palavras bem claras expressa a Fé Ortodoxa em Nosso Senhor Jesus Cristo, como Filho Unigênito, da mesma essência do Pai.
Um fato que marcou os debates com outros líderes eclesiásticos, foi durante o discurso de um defensor da blasfêmia ariana. Nicolau ficou tão indignado que esbofeteou seu opositor diante de todos.
Na época da sua ordenação, São Nicolau disse: “Até agora pude viver para mim mesmo e para a salvação de minha própria alma, mas daqui em diante, todo o tempo da minha vida deve ser dedicado aos outros.” E, esquecendo-se de si mesmo, tornou-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor de todos.
Na época do Natal, São Nicolau costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira colocando moedas de ouro nas janelas de suas casas.
Existe uma lenda que conta a história de três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Devido essas boas ações, acabou se tornando um símbolo natalino na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.
Em 1931, uma grande campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com um figurino nas cores vermelha e branca, com cinto preto, as cores do refrigerante.
Mas muitos devotos de São Nicolau, defendem sua representação original, com as roupas litúrgicas da Igreja.
Por: Marcelo Rios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário