sábado, 26 de outubro de 2013

O IV Concilio de Constantinopla mandou adorar imagens?


Alguns sites tem tentado usar a seguinte acusação:

Deviam aprender com catecismo de vocês católicos, pois a própria cartilha de Roma condena o que ela pratica:

"A idolatria não diz respeito apenas aos falsos cultos do paganismo. Continua a ser uma tentação constante para a fé. Ela consiste em divinizar o que não é Deus. Há idolatria desde o momento (((em que o homem h...onra e reverencia uma criatura [[[em lugar de Deus]]], quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro, etc., «Vós não podereis servir a Deus e ao dinheiro», diz Jesus (Mt 6, 24). Muitos mártires foram mortos por não adorarem «a Besta», recusando-se mesmo a simularem-lhe o culto. A idolatria (((recusa o [[[senhorio único de Deus]]]; é, pois, incompatível com a comunhão divina))).


A vida humana unifica-se na (((adoração do Único))). O mandamento (((de adorar [[[o único Senhor]]]))) simplifica o homem e salva-o duma dispersão ilimitada. A idolatria é uma perversão do sentido religioso inato no homem. Idólatra é aquele que «refere a sua indestrutível noção de Deus seja ao que for, que não a Deus."


(Catecismo da Igreja Católica, Parágrafos 2113, 2114)


Entretanto, Assim diz o Concílio de Constantinopla:

“Se alguém, não ADORA A IMAGEM de Cristo Salvador, não verá a sua forma no Segundo Advento. DA MESMA FORMA, honramos e ADORAMOS A IMAGEM da sua Imaculada Mãe, e as IMAGENS DOS SANTOS… Aqueles que assim não sentem, sejam amaldiçoados”.

[CANON III do Concílio IV de Constantinopla (869-870)].


Será que eles não se envergonham de, além de violar a Escritura, VIOLAR O PRÓPRIO CATECISMO POR ELES REDIGIDO? Como? Quem é mesmo que os católicos romanos chamam de "nossa senhora"? Segundo o próprio catecismo, "A idolatria (((recusa o [[[senhorio único de Deus]]]; é, pois, incompatível com a comunhão divina)))."

Como vemos, o catecismo não somente é violado pelos católicos, como pelo próprio concílio católico, como mostrado acima. Mas nós é quem somos os hereges... Por acaso somos nós que nem conhecemos a própria "regulas fide" da ICR, e queremos posar de detentores da verdade? Por isso que eu digo:


"CATÓLICO PENSANTE, FUTURO PROTESTANTE."



Porém o que realmente diz o documento do concilio?

IV Concilio de Constantinopla, 869 d.C. 

"Canon 3

We decree that the sacred image of our lord Jesus Christ, the redeemer and saviour of all people, should be venerated with honour equal to that given to the book of the holy gospels. For, just as through the written words which are contained in the book, we all shall obtain salvation, so through the influence that colours in painting exercise on the imagination, all, both wise and simple, obtain benefit from what is before them; for as speech teaches and portrays through syllables, so too does painting by means of colours. It is only right then, in accordance with true reason and very ancient tradition, that icons should be honoured and venerated in a derivative way because of the honour which is given to their archetypes, and it should be equal to that given to the sacred book of the holy gospels and the representation of the precious cross.

If anyone then does not venerate the icon of Christ, the saviour, let him not see his face when he comes in his father's glory to be glorified and to glorify his saints', but let him be cut off from his communion and splendour; similarly the image of Mary, his immaculate mother and mother of God, we also paint the icons of the holy angels just as divine scripture depicts them in words; we also honour and venerate those of the highly renowned apostles, prophets, martyrs and holy men as well as those of all the saints. Let those who are not so disposed be anathema from the Father, the Son and the holy Spirit."

Tradução:

"Nós decretamos que a sagrada imagem de nosso Senhor Jesus Cristo, o Redentor e Salvador de todas as pessoas, deve ser venerada com honra igual ao dado ao livro dos Santos Evangelhos.
[...]
Se alguém então não venerar o ícone de Cristo, o salvador [..]; similarmente a imagem de Maria, sua imaculada mãe e mãe de Deus [...]"

Já anteriormente no Segundo Concilio de Nicéia em 787 d.C. a distinção entre veneração e adoração estava definida:

"Images are to receive veneration (proskynesis), not adoration (latreia); the honour paid to them is only relative (schetike), for the sake of their prototype"

Portanto, a acusação não é verdadeira.

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